Umas das primeiras lembranças que eu tenho
04/10/2012
Umas das primeiras lembranças que eu tenho é de 1989 do período das campanhas eleitorais para presidente. Nessa época eu morava em Brasília e tinha 5 anos de idade. Lembro de ver as pessoas indo para as ruas e enchendo a cidade de energia e inquietação. Sentia a efervescência das pessoas naquele momento, era a primeira eleição para presidente após quase 30 anos sem o direito do voto, os ânimos eram exaltados, discussões calorosas, a cidade tomada por passeatas e carreatas… Foi a primeira vez que vi a multidão na rua e que senti essa emoção. Me marcou.
Esse ano, pela situação das eleições na minha cidade, essas lembranças e essa emoção despertaram dentro mim um desejo maior de participação nesse processo. Moro em Fortaleza há mais de 15 anos e sempre admirei um lado insurgente e imprevisível da cidade e isso sempre se mostrou nas eleições. Antes mesmo de 89, em 1985 Fortaleza elegeu a primeira mulher prefeita do Brasil, uma militante de esquerda que derrotou um experiente coronel da política cearense. Depois disso, durante todo período de dominação de Tasso Jereissati no Estado, ele tinha pouco poder eleitoral em Fortaleza e apenas uma vez conseguiu eleger seu candidato, em todas as outras foi derrotado. Há oito anos atrás, Fortaleza elegeu a atual prefeita que concorria contra tudo e contra todos, até contra seu próprio partido. Esse lado imprevisível sempre me faz acreditar em mudanças e em uma cidade melhor.
Mas as eleições desse ano parecem mostrar que Fortaleza sucumbiu à obviedade! Sucumbiu ao poder da grana dos coronéis e seus apadrinhados, sucumbiu às alianças oportunistas e à especulação imobiliária, sucumbiu ao mal gosto dos marqueteiros e ao clientelismo e sucumbiu às velhas práticas políticas e eleitoreiras.
Espero que eu esteja errado e que essa sensação seja apenas para provar que Fortaleza vai continuar a surpreender e quando domingo chegar e olharmos o resultado da eleição, o lado insurgente da cidade vai mostrar que Fortaleza continua a ser maravilhosamente imprevisível e que podemos sonhar com uma cidade melhor.
Por querer continuar a desejar uma cidade melhor e por perceber um momento único e decisivo na minha cidade, tentei participar desse processo e a melhor forma que achei para isso foi se juntar com amigos que compartilhavam das mesmas angústias e vontades para realizar alguns vídeos que propusessem uma reflexão sobre Fortaleza.
Os vídeos foram feitos em parceria com Victor Furtado, Victor de Melo e Rodrigo Capistrano. Só para deixar claro que não somos filiados a nenhum partido político, não ganhamos dinheiro para fazer campanha e não temos nenhum interesses nesses eleições a não ser a vontade de transformar a vida da nossa cidade.
vejam os videos e quem quiser divulgar fique a vontade.
Muros e Altos: http://www.youtube.com/watch?v=Tx25OcAQdpA&feature=player_embedded
Banco da Praça: http://www.youtube.com/watch?v=x_hy1g073TM&feature=relmfu
Sol da Noite: http://www.youtube.com/watch?v=rr2ASHihpfI&feature=player_embedded
(Pedro Diogenes)