No minidicionário Luft: alumbrar 1. Alumiar(-se); iluminar(-se).
2. Deslumbrar-se. => alumbrado adj.; alumbramento s.m.
***
No filme de Victor Erice, intitulado “alumbramento”, podemos de início concluir que o bebê recém nascido ilumina a vida das pessoas que moram na fazenda em que se passa o filme. Num segundo momento podemos concluir que alumbramento num dos significados do dicionário ( alumiar(-se)) poderia querer dizer “dar luz” no sentido de parir. Logo, fechamos raciocínio de que ter um filho (parir) é dar luz ao mundo, ou seja, tanto o bebê quanto a mãe, dão luz.
A partir dessa elucidação sobre o filme do Erice, que é o filme que deu nome à nossa produtora, percebo como, de fato, esse filme tem a ver com a nossa proposta, pois para quê nos juntamos, se não para dar luz? Uma luz que nasce de uma força coletiva com a intenção de iluminar todo o caminho que vem pela frente.
Se ficam perguntas como: Quem é a luz? Ou, quem é iluminado por essa luz? Podemos tentar responder simplesmente dizendo que somos, ao mesmo tempo, quem ilumina e quem é iluminado. Sendo essa força dupla, a força da coletividade. Em paralelo com a cena final do filme diríamos que somos ao mesmo tempo a mãe, o bebê que está em seus braços e todas as pessoas que estão reunidas em torno dos dois. Uma imagem familiar extremamente significativa que remete à criação da nossa produtora-família.
Ser uma família é acreditar que estaremos para sempre, de alguma forma, ligados um ao outro. É portanto, acreditando na constituição dessa família, que nesse caso é uma família por escolha, que entenderemos toda a base do que chamamos de “alumbramento”: esforço conjunto de um grupo de amigos que se juntaram por acreditar que o fazer artístico é uma luz poderosíssima capaz de modificar o mundo no qual nós vivemos. Não modificar no sentido de revolucionar, mas no sentido de viver nesse mundo e ainda ser capaz de fazer o que se quer fazer, podendo se dedicar à criação artística e à construção de uma gama de obras consistentes, apaixonadas e realmente significativas. Por fim, um conjunto de obras cheio de vigor e de rigor.
Luiz Pretti